Notícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

E-book da 1ª Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas traz síntese das ações desenvolvidas pelos tabelionatos gaúchos

Design sem nome (3)

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) divulga o e-book da 1ª Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas – “Tabelião na Comunidade”, ocorrida no dia 8 de outubro deste ano em diversos tabelionatos situados em cidades do Rio Grande do Sul, em formato inédito no Brasil e pioneiro no estado, tabeliães e seus colaboradores esclareceram dúvidas da população sobre temas relacionados aos serviços notariais, aproximando a atividade da sua comunidade e mostrando a importância dos tabelionatos de notas para os poderes constituídos, de forma simultânea e gratuita. A iniciativa ainda celebrou o Dia Internacional do Notário, comemorado anualmente no dia 2 de outubro.

O e-book traz a síntese das ações desenvolvidas nas cidades em que se situam os tabelionatos participantes, entre elas a presença da equipe da serventia em local público para assessoramento gratuito ao cidadão, com informações do relatório final enviado pelos tabeliães. Presentes em todo o estado do Rio Grande do Sul, os tabelionatos gaúchos fazem parte do decorrer da vida de toda a população desde o nascimento até a morte, ou seja, qualquer relação privada que se tenha em mente, poderá atuar o tabelião.

O Projeto conta com o apoio da União Internacional do Notariado (UINL), da Comissão de Assuntos Americanos da União Internacional do Notariado (CAAm), e do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF).

Nesta primeira edição, 36 tabelionatos promoveram diferentes ações gratuitas em prol da sua comunidade local, nos municípios de Arvorezinha, Charrua, Condor, Cruz Alta, Erechim, Ilópolis, Minas do Leão, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Tiradentes do Sul, Torres, Três Passos, Uruguaiana e Porto Alegre, contabilizando cerce de 800 atendimentos realizados.

A iniciativa promoveu o esclarecimento de dúvidas e obtenção de orientação jurídica notarial à população em temas como escrituras públicas de compra e venda, doação, inventário, partilha, união estável, divórcio, testamento e demais atos que envolvam negócios pessoais e patrimoniais dos cidadãos, sem pagar qualquer taxa ou custo pelo aconselhamento.

A 1ª Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas foi um evento destinado a oferecer também aos cidadãos a oportunidade de compreender melhor os seus direitos e como os serviços notariais realmente funcionam para que possam ter acesso a eles com confiança e orientação técnica, além de ser útil para profissionais notariais que aproveitaram a oportunidade para conhecer os usuários da atividade notarial.

Confira a íntegra do e-book neste link.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RS

Mais notícias

E-book da 1ª Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas traz síntese das ações desenvolvidas pelos tabelionatos gaúchos

O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e mais 19 seccionais estaduais estão organizando a I Jornada Notarial da Família em âmbito nacional, que acontecerá no dia 30 de setembro. Essa iniciativa contará com tabeliães de todo o País, que estarão disponíveis tanto nas capitais, quanto nos municípios do interior, para dar aconselhamento jurídico gratuito.

O objetivo é mostrar o quanto os atos notariais são importantes para regularizar e garantir a segurança jurídica das famílias, respondendo dúvidas e orientando a comunidade de forma simples e direta. A Jornada será um momento especial de aproximação entre a comunidade e os tabeliães, trabalhando juntos para proteger os direitos e trazer tranquilidade para os lares brasileiros.

ESCLARECENDO DÚVIDAS:

1: Posso participar da ação da Seccional sendo do interior?

Sim. Qualquer notário do estado pode participar da ação organizada pela seccional em sua capital.

2: Quais ações posso fazer?

Encontros com profissionais do Direito, atendimento comunitário, lives, webinars, participação em programas de rádio e tv, produção de material informativo, dentre outros.

3: Como participar da ação da Seccional?

Entre em contato com a diretoria de sua Seccional

4: Como divulgar minha ação na comunidade local?

Baixe os materiais disponíveis na aba “Documentos” no site: www.jornadanotarialdafamilia.com.br e exponha no seu cartório, mídias sociais e/ou grupo de whatsapp.

5: Teremos o apoio da Corregedoria e do Tribunal de Justiça?

A decisão fica a critério de cada Corregedoria.

6: Terei que fazer atos gratuitos?

Não. A Jornada Notarial da Família é dedicada ao ASSESSORAMENTO JURÍDICO GRATUITO e não a lavratura de atos.

7: A ação será realizada em um sábado. Como posso abrir meu cartório este dia se as normas do meu estado não permitem?

A seccional do seu estado enviará um ofício para a Corregedoria responsável solicitando a abertura dos tabelionatos no sábado, em caráter de plantão.

8: Haverá premiação?

Sim! As três ações mais criativas ganharão:

1º Lugar: 1 Passagem aérea + hospedagem para uma pessoa + 1 inscrição no Encontro Mundial do Notariado.

2º Lugar: Hospedagem para uma pessoa + 1 inscrição no Encontro Mundial do Notariado.

3º Lugar: 1 Inscrição no Encontro Mundial do Notariado.

9: Os auxiliares devem vestir uniforme da Serventia?

Fica a critério de cada Oficial, porém o CNB/CF disponibilizou uma estampa para camisetas caso os oficiais queiram padronizar o vestuário dos atendentes.

Acesse: https://jornadanotarialdafamilia.com.br/wp-content/uploads/2023/08/ESTAMPA-PARA-CAMISETA-30X42CM.pdf

10: O Titular de cada cartório terá uma identificação no local?

É o ideal. Baixe o modelo de crachá e envie para a gráfica de sua preferência: https://jornadanotarialdafamilia.com.br/wp-content/uploads/2023/07/CRACHA-105-x-148cm.pdf

11: Algum material próprio de cada serventia a ser usado ou divulgado?

Fica a critério de cada Oficial. Mas para padronizar a divulgação, acesse: www.jornadanotarialdafamilia.com.br e baixe os materiais disponíveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNB/CF

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin